Mindful Eating: a relação entre corpo e alimentação - Mix Natural
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23/05/2019

Mindful Eating: a relação entre corpo e alimentação

Vivemos em uma cultura que nos incentiva, cada vez mais, sermos “produtivos” ou “multitarefas”, e nos orgulhamos de dizer que estamos fazendo duas, três, até quatro coisas ao mesmo tempo. A indústria se adaptou e nos oferece cada vez mais alimentos que podemos consumir enquanto trabalhamos, dirigimos, que podemos levar na bolsa, etc. Onde fica nossa alimentação e saúde no meio de tudo isso?

Essa maneira de se relacionar com a comida e com o nosso corpo acaba tendo consequências muito nocivas a nossa saúde, que só vamos perceber quando o impacto já está presente, nos nossos exames ou no nosso peso, por exemplo. Perdemos a capacidade de perceber nossos sinais de fome, de saciedade, o que exatamente meu corpo precisa e como cuidar dele. Associado a isso, vemos a busca por dietas e emagrecimento muitas vezes desassociado à busca por saúde, gerando mais ansiedade e frustrações.

Nesse cenário surgiu o Mindful Eating, uma proposta de uma nova forma de se relacionar com a comida e com o nosso corpo.Mindful Eating significa Comer com Atenção Plena, e amplia nossa capacidade de trazer a atenção ao momento presente, sem julgamentos (o Mindfulness), para a nossa forma de se alimentar. Essa proposta busca retomar a sabedoria interna e inata que nosso corpo tem, na hora de escolher os alimentos e na hora de saber quando comer e o que comer.

Ao praticar essa forma de se alimentar, buscamos também usar todos os sentidos na escolha do alimento, buscando algo que seja saboroso e ao mesmo tempo nutritivo. Usamos a consciência na seleção dos alimentos, observando de onde vieram, quem esteve envolvido no
preparo e de que forma esse alimento vai honrar e ajudar a construir o nosso corpo. A aceitação e o amor ao nosso corpo também estão envolvidos no processo, entendendo que além da estética, o corpo é o que nos movimenta nesse mundo, e tudo que comemos acaba
fazendo parte dele.

Como incluir o Mindful Eating no seu dia a dia? Na próxima vez que for fazer uma refeição, procure pausar um tempo, respirar conscientemente algumas vezes, se conectar com o seu corpo e se perguntar do que ele precisa. Conecte-se com seu estômago e tente perceber como estão seus sinais de fome. Ao escolher o alimento, tenha consciência de onde ele veio, quais elementos estão presentes nessa refeição e de que forma eles vão te nutrir e fazer parte de você. Após comer, perceba como se sente depois que esse alimento foi ingerido e agradeça a si mesmo por ter se proporcionado esse momento de autocuidado e nutrição.

POR: ALICE TROMMER MARTINES
Psicóloga, Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto,
encaminhe um email para alicetrommer@gmail.com

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